domingo, 2 de fevereiro de 2020

Quanto custa a falta de informação? Para mim custou R$ R$ 10.274,09.



Isso mesmo caro leitor +10k pago pela desinformação. Já vou te explicar como isso aconteceu, mas antes vou contextualizar para você entender melhor. Em 2012 entrei no serviço público no regime de contrato temporário, foi nessa época que eu conheci o que era o serviço público sonhado por muitos. Embora eu não fosse efetivo, foi uma experiência interessante em que eu pude vivenciar durante quase três anos, tempo que passei no serviço público.



Até ai tudo bem, eu com os meus vinte e poucos anos, sem tanta preocupação e o salário caindo na conta já nos primeiros dias do mês (o salário não era tão ruim assim) com o passar do tempo eu notei que em meu extrato bancário aparecia o valor do meu salário e mais um valor de CDC (Coisa Do Cão kkk) e um valor de crédito de construção, esse de construção era um valor muito alto, não me recordo os números. Bom, em um belo dia, no natal de 2013 eu tinha ido consultar o saldo da conta para saber se tinha caído o 13°, consultei o extrato e nada, mas eu tinha um “saldo de R$ 3.476,11 em conta.



Eu, sem ter noção da cilada que estava prestes a entrar fiz a adesão ao CDC, foi lindo... O dinheiro na hora estava em conta. Eu só descobriria do que se tratava no mês seguinte com o débito da parcela 01/96 sim senhores…, 96 parcelas de R$ 113,51 dos pouco mais de 3k que no final das contas sairão por R$ 10.408,48.



Em quanto eu estava empregado estava tudo bem, afinal era cento e pouco e já era descontado direto do saldo em conta, até ai tudo bem. Com o passar do tempo o contrato acabou e as parcelas do CDC ainda eram de sumir de vista, não tinha conversa no 5° dia do mês o valor era debitado, se não tivesse saldo em conta a conta ficava negativa e se demorasse os R$ 113,51 viravam R$ 115, 120, 130. Foi o que aconteceu em um período em que fiquei desempregado, cheguei a pagar R$ 126,00 por atraso nas parcelas.



Depois de um tempo pagando o CDC tive a curiosidade de pesquisar na internet o que era e como funcionava, foi ai que a ficha caiu… Não tinha noção da quantidade de juros que eu pagaria e o valor do custo efetivo total da dívida. Depois de entender como funcionava o CDC fui ao banco pegar um extrato das parcelas que eu já tinha pago e uma cópia do contrato do CDC, depois de lê verifiquei os valores das taxas de juros, pasmem 3,11 % ao mês e 44,41% ao ano. Como eu fui cair nessa?


O contrato já estava assinado e já tinha gasto o dinheiro, o jeito era pagar as parcelas. Foi quando organizei as dívidas e comecei a pesquisar e encontrei a finansfera e decidir criar o blog e compartilhar minha saga de Patrimônio Zero e +6k em dívidas.


E se eu tivesse investido esse valor?



Que eu já tinha feito burrice eu já estava ciente, eu resolvi simular se eu tivesse aplicado esse valor R$ 113,51 mensalmente em um período de 5 anos no TESOURO SELIC 2025 (Rentabilidade: SELIC + 0,02%) com resgate em 01/03/2025. Sim eu sei, que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura principalmente agora.


Mas só para fins de comparação se em vez de eu ter tomado emprestado tivesse investido o valor. Até o mês passado eu paguei 74/96 parcelas, considerando um valor médio de 113,51 já que teve mês que paguei mais em função dos juros por atraso nas parcelas dá um total de R$ 8.339,74 mais o valor da quitação das 22/96 restantes de R$ 1.874,35 somando um montante de R$ 10.274,09.Quase três vezes mais o valor inicial pego emprestado.


Investimento Inicial R$ 113,51 Aporte Mensal R$ 113,51.



Um valor bastante significativo em ralação aos juros que paguei simplesmente por não ter conhecimento que eu poderia ter investido em vez de ter tomado empresado. Segundo a simulação do site do tesouro direto o valor total investido seria de R$ 6.924,11e para o Resgate em 01/03/2025 um Valor Líquido R$ 7.865,26.

Simulei também se eu tivesse aplicado os R$ 10.274,09 e aportado mensalmente os 113,51 no mesmo título com as mesmas rentabilidades nessa segunda simulação os valores são mais expressivos o Valor total investido seria de R$ 17.084,69 e o valor Líquido de resgate de R$ 20.759,76. Uma boa grana, não?


Investimento Inicial R$ 10.274,09  aporte mensal R$ 113,51.


O que eu aprendi com tudo isso?



Esses números e essas simulações me fizeram enxergar duas coisas, a primeira e que a falta de informação custa muito caro e que assim como eu milhares de pessoas ao redor desse nosso brasilsão faram a mesma coisa que eu fiz simplesmente por não saberem como funciona e por acharem que uma “parcelinha” não fara diferença no orçamento, e darão milhares de reis em lucro aos bancos com pagando altíssimas taxas de juros.



A segunda é que olhando pelo lado bom (se é que tem…) de certa forma eu adquirir o hábito de ter que pagar o CDC mensalmente, sendo assim, eu vou continuar “pagando” esse valor e vou investi-lo em uma aplicação que ainda estou estudando ainda esse mês. Dessa forma eu vou criar o hábito de investir e daqui a uns 5 anos novamente eu não terei que simular a triste realidade dos investimentos que eu deixei de ganhar. Como diria Mahatma Gandhi “Nossas crenças se transformam em pensamentos, os pensamentos em palavras, as palavras se tornam ações e estas ações repetidas se tornam hábitos. E estes hábitos formam nossos valores e nossos valores determinam nosso destino.”

PZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário