domingo, 16 de agosto de 2020

100% das dívidas pagas

Sim, senhores…. Este é o tão sonhado post do PZ. QUITEI T-O-D-A-S as dívidas. Sentado aqui enquanto escrevo, reflito sobre os desafios que enfrentei nessa longa caminhada que durou quase dois anos desde que escrevi o post que eu chamei de operação quitar dívidas. Ao mesmo tempo, sinto orgulho de ter continuado firme e hoje ao ler os posts antigos vejo que cada desafio me fez persiste cada vez mais firme em minta meta. Hoje, com um mindset completamente diferente vejo que eu poderia ter aplicado todo esse dinheiro e ter tido um bom rendimento, mas enfim… Águas passadas não movem moinhos. Na verdade, as vezes é necessário aprendamos pela dor, o aprendizado sem dúvidas é bem maior. Sou imensamente grato a essa comunidade pelas mensagens de apoio e incentivo durante esse processo.

Saldo devedor


Na imagem a seguir o comprovante de pagamento do valor restantes das dívidas. Conseguir....

Pagamento últimas dívidas

Os próximos passos


Antes de mais nada vale lembrar que todo esse processo trouxe-me muito aprendizado, e o aprendizado mais importante que eu tirei desse desafio foi o de não criar mais dívidas. Pois, quando você menos percebe-se está prezo no efeito bola de neve das dívidas. E para evitar cair nessa armadilha o segredo e ter consciência do meu padrão de vida atual, controlar os meus gastos e viver de acordo com o seu orçamento. Além disso, consciente do meu padrão de vida eu posso me organiza e planejar financeiramente e adquirir algo que eu queira. Por exemplo, posso comprar um celular novo sem ter a necessidade de usar cartão de crédito (ainda bem que não tenho hehe) pegar dinheiro emprestado ou até mesmo comprar no crediário em váaarias “parcelinhas” com juros elevadíssimos. O foco agora é continuar na jornada rumo a independência financeira, e como está muito bem explicado no post OS PRINCIPAIS MARCOS NA SUA CAMINHADA AINDEPENDÊNCIA FINANCEIRA no blog do AA40.

O início da jornada rumo a independência financeira.

Crédito da Imagem: http://www.aposenteaos40.org/

Como a jornada FIRE é dividida em marcos, alcancei o primeiro dos oito marcos que o marco #1 DIVIDA ZERO. É aqui que a jornada efetivamente começa, não dá para falar em liberdade financeira com dívidas, quitar suas dívidas em um passo essencial para trilhar essa jornada. É nessa etapa que começa efetivamente a falarmos em investimentos, pois antes de chegar ao próximo marco que é aquele momento em que você já tem uma pequena quantidade de capital investido. É quando você já tem dinheiro suficiente para pedir as contas no seu trabalho e procurar algo melhor por exemplo.


Reserva de Emergência


Você já deve ter ouvido falar da RE por ai, pois é, a reserva de emergência é aquele dinheiro como o próprio nome já diz deve ser utilizado em situações de emergência. A comunidade FIRE normalmente adota como referência a criação de um fundo de emergência com uns 6 meses despesas equivalentes ao seu custo de vida. Antes de começar a investir na RE eu preciso fazer alguns ajustes e conhecer bem para onde vai os meus gastos. Isso é importante pois e consigo metrificar a quantidade a ser investida a cada mês e além disso prever o prazo em que eu terei esse valor investido. Antes de fazer esses ajuste vou escrever um post sobre minha situação financeira atual em breve e depois planejar a minha RE.



Por hoje é isso pessoal. No próximo post vou detalhar minha situação financeira e quais serão as metas a serem alcançadas durante a jornada de montagem da RE.



PZ

5 comentários:

  1. Parabéns PZ!!!

    A partir de agora vc ta com a faca e o queijo na mão e ninguém pode te parar nessa caminhada, rumo à independência financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IS. É isso ai, a partir de agora mais do que nunca manter a disciplina para não endividar e continuar firma na jornada.

      Excluir
  2. Parabéns, realmente se livrar das dividas é um marco na caminhada... Espero que te inspire a prosseguir.

    Sigo acompanhando,
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Serricoounao, sem dúvidas as dívidas são um grandes entrave para quem está endividado e pensa e liberdade financeira. Seguiremos firme na jornada... Obrigado por acompanhar, irei segui-lo também.

      Excluir
  3. É incrível acompanhar alguém que saiu do Patrimônio Negativo e que agora ruma a Independência Financeira.

    Parabéns pela conquista, quebrar esse ciclo de dívidas é extremamente difícil, para muitos é impossível! Boa sorte na nova fase.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir