sábado, 29 de agosto de 2020

Paguei as contas e agora?

Essa é uma boa pergunta não é mesmo caro leitor? Pois bem, esse foi o meu primeiro questionamento depois que fiz a quitação dasdivididas, isso mesmo. Paguei todas as divididas. Depois de ler alguns blogs, percebi que eu deveria quantificar quanto eu ganho e o mais importante, saber para onde está indo o dinheiro. Pensando nisso, fiz os cálculos do quanto eu ganho e quanto em gasto por mês para sobreviver, vamos aos números.


Fiz uma média de gastos dos últimos 6 meses e cheguei a conclusão de que eu gasto 75% do que eu ganho para sobreviver. Confesso que fiquei surpreso com esse número e ao mesmo tempo preocupado, preocupado porque basicamente o que eu ganho é para sobreviver ou seja, quase não sobra nada. Bom ai temos um problema. Com o valor que ganho hoje, não vai dar para aportar na reserva de emergência todo mês, e como nos sabemos não dá para falar em investimentos sem ter uma reserva de emergência.


O cenário atual é o seguinte: Sou estudante universitário em tempo integral (agora com aulas online por causa do Covid) ter um trabalho agora não seria uma alternativa a ser considera tendo em vista que não daria para conciliar as duas coisas. Aí você deve está se perguntando mais de onde vem a sua renda? Vou te responder no tópico seguinte.


De onde vem a renda do PZ?


Basicamente minha fonte de renda vem de quando eu trabalho (nas férias) e de uma bolsa permanência que eu recebo da faculdade de R$ 700,00 e R$ 400,00 de aulas de inglês que dou em um projeto para jovens de baixa renda. Minha renda mensal hoje é de R$ 1100,00 isso até o final do ano que é quando acaba o projeto, a partir dai será $ 700,00. Estou quase formando, se não fosse o corona seria final desse ano, o que mudaria muito essa realidade. A previsão de formatura agora é meados do ano que vem.



Quanto PZ gasta por mês?


Os gastos mensais ficam em média de R$ 800,00 o que equivale a 75% da minha receita isso com despesas fixas. É caro leitor, vida de estudante não é fácil… Dos 25% que sobram, R$300,00. Eu gasto com lazer as vezes, apostila da faculdade, ajudo minha mãe em casa quando precisa, lanche na faculdade e outras coisas. É uma grana de subsistência (ainda bem que tenho), pois seria impossível concluir a faculdade, é difícil viver com o orçamento apertado as contas têm que chegar no zero a zero ao final do mês.


Foi ai que a ficha caiu, que se eu tirar uma aporte desse dinheiro que sobra para a reserva de emergência eu ficaria no vermelho todo mês. E agora o que fazer? Bom, pensei em duas possibilidades. A primeira deixar a reserva de emergência de lado, e só começar quando formar e tiver trabalhando ou conseguir uma maneira de aumentar minha renda.


Confesso que é uma decisão difícil de ser tomada, a primeira opção me faria voltar ao padrão antigo e muito provavelmente me endividar novamente. Ou eu poderia ficar sem dívidas mas sem ter o hábito de economizar e juntar o dinheiro para a reserva de emergência. A segunda opção a mais viável a princípio, e a mais difícil de executar devido ao tempo que tenho que dedicar a faculdade. Ainda mais agora na reta final. Mas eu tive uma ideia!


A sacada Genial


Eu tive uma ideia, ideia que pode me render um bom dinheiro. Percebi analisando algumas coisas de onde ou o que eu poderia fazer para aumentar a minha renda. Foi ai que percebi que eu tenho algumas habilidades que eu posso ensinar e que podem me render uma grana extra. Já comecei a rascunhar a ideia e no próximo post vou compartilhar e criar um plano para executá-la. Um projeto desafiador porém se der certo será muito compensador financeiramente.


Bom por hoje é isso a meta agora é aumentar a minha a fonte de renda. De qualquer maneira continuo firme com o novo mindset e pretendo continuar com a jornada rumo a independência financeira.


PZ

2 comentários:

  1. Vc ganha esse auxilio permanencia como?
    Vc pode solicitar cursando uma universidade em sua cidade?

    ResponderExcluir
  2. E aí PZ!

    Faz tempo que não posta nada, como andam esses projetos?

    Abs

    ResponderExcluir