sexta-feira, 30 de agosto de 2019


Eu voltei



Salve galera, tô na área… Passei um tempo fora, até lembrar que tinha começado esse blog, a parte boa é que a motivação para voltar a escrever veio depois que contabilizar os gastos do mês e ao ouvir o podcast do Sr IF365 (recomendo) entrevistando BP milhão no Ep4 | Aprenda a investir no exterior, me deu uma baita de uma motivação. Então eu voltei e agora é para ficar...



O que eu fiz enquanto estive fora?



Bom senhores, as notícias não são animadoras. O saldo devedor aumentou um pouco, mas nem só de dívida vive o homem. Como eu escrevi no último post eu fiz um levantamento de todas as dívidas que eu tinha (é senhores… Surgiram novas) e o valor na época somava mais de R$ 8.000,00, R$ 8.520,66 para ser mais exato. Esse foi o primeiro passo, fazer um levantamento das dívidas. Como já faz um tempo que escrevo, hoje vou atualizar o valor do montante que eu devo e dar continuidade com a meta de quitar as divididas.



O tamanho do buraco



O bom e velho excel foi a principal ferramenta que utilizei para organizar as dívidas, dividir as contas em três categorias Banco, Crediário e Terceiros. Em seguida, dentro de cada categoria eu organizei as divididas, das que continham os juros maiores até as que eu não pagaria juros (o dinheiro pego emprestado com alguém por exemplo). Dentre as três categorias a com o maior valor de juros era o crediário (o famoso carnezinho) logo, minha prioridade era quitar essa dívida e felizmente conseguir quitar. Meu saldo devedor hoje está da seguinte forma: Banco R$ 2.142,81 esse valor é referente a um CDC que eu contratei há algum tempo quando era servidor público. O valor sofreu um reajuste devido o atraso de algumas parcelas, na lista de prioridade esse é o próximo item da lista. A categoria terceiros R$ 5.058,02 entra os valores que eu peguei emprestado de alguém, que também sofreu um aumento em relação ao balanço que eu fiz anteriormente. Mesmos com os valores das novas dívidas e com o pagamento da categoria crediário, conseguir pagar R$ 1.319,83. Não é muita coisa eu sei, mas já é o começo de uma longa jornada. Com isso o montante que devo hoje é de R$ 7.200,83.


O plano


Conhecendo o valor das dívidas, o próximo passo agora traçar um plano e executar pequenas tarefas que levaram na quitação das dívidas, no próximo post vou trazer o plano que pretendo executar para quitar as dívidas. A estratégia agora é ir quitando as dívidas aos poucos e começar a juntar um patrimônio. Bom, por hoje é isso no próximo.


5 comentários:

  1. Legal seu blog PZ. Bem vindo a blogosfera. Vamos acompanhar sua história e luta para se livrar das dívidas e acumular patrimônio. Abcs

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. É longa para todos nós. Se fosse fácil todo mundo seria Fire. Abcs e vamos juntos

      Excluir
  3. Bem vindo! O segredo aqui é nao desanimar. Acho que esta no caminho certo em pagar as dividas com juros maiores e nao contrair mais dividas de forma alguma! Assim voce estanca o "sangramento" e consegue se organizar. Tao importante sugiro que reveja suas fontes de renda. Voce trabalha atualmente? Esta ganhando o justo? Conseguiria buscar um aumento ou uma novo emprego para ganhar mais ou mesmo uma segunda fonte de renda?
    Em ultimo, mas nao menos importante, reveja seus gastos mensais e tenta cortar ao maximo. Infelizmente nessas horas talvez seja necessario penalizar o padrao de vida ate que consiga quitar todas as dividas, entao mesmo o "cafezinho" diario deve ser revisto.
    Boa sorte nessa jornada!
    Abs,
    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com
    (desculpe a falta de acentos mas estou num computador padrao americano..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu Executivo Investidor. Obrigado pelas dicas, em relação as fontes de renda eu consegui um bico que vai me dar uma boa grana ao final do mês, vai ser um pouco difícil porque vou ter que conciliar com as matérias da faculdade mas como eu sempre digo: Quem quer dá um jeito, quem não que inventa uma desculpa… Sobre o aumento, não trabalho atualmente sou universitário e estudo em tempo integral, mas já tenho um estágio programado para as férias do final do ano, que também vai me render uma boa grana. Sobre os gastos eu mantenho controle e dada a situação de universitário a receita tem que ser igual as despesas, ou seja, fechar o mês no zero a zero. A meta aqui é consertar a casa e quando me formar (final do ano que vem) não estar endividado e começar a construir um patrimônio do zero.

      Valeu...

      Excluir